A plasticidade cerebral, também conhecida como neuroplasticidade, é um termo que descreve a capacidade do cérebro de mudar de forma e se adaptar em resposta ao treinamento e ao aprendizado.
Muitos de nós pensamos que nossos cérebros são paralisados e inertes. De fato, foi assim que a ciência os descreveu por muitos séculos!
Mas, recentemente, descobrimos que o cérebro humano é extremamente adaptável, capaz de desenvolver novas conexões e até mesmo gerar novos neurônios em um processo chamado neurogênese. Nosso cérebro muda de forma como um músculo e, quanto mais você “exercita” certas regiões do cérebro, maiores elas se tornam.
Essa plasticidade é um sinal de boa saúde e é o que nos dá a capacidade de aprender e nos desenvolver como humanos.
A maneira mais importante de tornar o cérebro mais plástico é aprender mais. Quanto mais você aprende, melhor seu cérebro se torna no aprendizado. Isso significa que se você continuar no mesmo emprego e seguir o mesmo caminho para o trabalho todos os dias, ficará determinado em seus caminhos e terá uma mente estreita.
Continue se expondo a coisas novas, e seu cérebro se tornará plástico e mutável, permitindo que você se adapte a qualquer situação.
Além de aprender especificamente, simplesmente se expor a novas experiências é igualmente importante. Experimente visitar outros países, conhecer novas pessoas e ler livros. Desafie suas crenças e nunca “se acomode” em uma rotina.
Demonstrou-se que os exercícios, principalmente os aeróbicos, aumentam a neurogênese e ajudam a impulsionar o aprendizado.
Outra forma particularmente eficaz de exercício é qualquer coisa que envolva aprender novos movimentos. Isso significa coisas como dança, artes marciais ou mesmo ginástica.
Uma boa nutrição apoiará a função cerebral saudável, que inclui plasticidade. Existem muitos nutrientes específicos que ajudarão a apoiar o melhor funcionamento do cérebro, mas alguns dos melhores incluem: curcumina, ômega 3, magnésio, zinco e proteínas em geral.
Coloque mais dessas coisas em sua dieta e seu cérebro terá um desempenho melhor!
Por fim, o sono é uma das coisas mais importantes de todas quando se trata de desenvolver as funções cerebrais e fixar memórias.
Durante o sono é quando nosso cérebro cria memórias permanentes e forma conexões entre elas. Certifique-se de não pular suas 8 horas!
Você sente Dificuldades de Aprendizado e Memorização?
Aprender novas coisas, memorizar coisas simples e focar em atividades do dia a dia são tarefas difíceis de cumprir?