O termo “memória” pode realmente se referir a muitas características diferentes. Alguém que tem uma ótima memória pode ser alguém que consegue memorizar uma lista enorme de informações ou que pode lançar citações e fatos com facilidade.
Mas, se essa mesma pessoa esquecer o leite ou esquecer os nomes das pessoas, então você pode pensar que ela tem uma memória ruim.
Essa é a diferença entre memória e distração. E, de fato, essa distinção é muito mais complexa e interessante do que apenas isso.
Normalmente, nossas memórias estão associadas a uma variedade de outros eventos, conceitos, texturas, cores, cheiros e emoções que nos ajudam a recuperar a informação. Se não nos envolvermos adequadamente com o estímulo, no entanto, porque estamos distraídos, então não estabeleceremos tantas conexões e teremos mais dificuldade para recuperá-lo.
Essa é a diferença entre ‘codificação profunda’ e ‘codificação superficial’. Então, se você sentir muito esquecimento, pode ser útil tentar brincar com as informações que deseja lembrar em sua cabeça e pensar em como isso faz você se sentir e como relaciona-se a outros conceitos. Muitos acham que os mapas mentais podem ser uma ótima maneira visual de fazer isso.
Para recuperar memórias perdidas, tente relembrar a situação em que as aprendeu e quaisquer outros eventos ou estímulos presentes no momento. A memória de curto prazo, no entanto, é esquecida com mais frequência e se refere às memórias temporárias que mantemos em nosso cérebro enquanto fazemos matemática, etc.
Isso torna quase impossível lembrar um número de telefone que acabou de lhe dizer, por exemplo, pois os novos dígitos irão remover os antigos. Para contornar este problema, use ‘”pedaços” para agrupar os números em unidades únicas de informação; por exemplo, 77 torna-se ‘duplo sete’ ou ‘354’ torna-se ‘trezentos e cinquenta e quatro’.
Outro truque é tentar ficar mais atento e mais consciente da sua situação. Uma pequena experiência que você pode fazer é tentar contar o número de vezes que você se levanta e se senta em um dia. A maioria das pessoas não se lembrará de fazer isso nem uma vez.
É assim que ficamos distraídos. Portanto, experimente meditar e você deverá se ver mais atento e menos propenso a esquecer como resultado.
Espero que você tenha gostado e caso tenha interesse, clique no link abaixo para descobrir como melhorar a saúde do seu cérebro.