A quarta lei espiritual do sucesso é a lei do mínimo esforço. Essa lei se fundamenta no fato de que a inteligência da natureza funciona com tranquila facilidade e sem nenhuma ansiedade. Esse é o princípio da mínima ação, da não resistência.
O mínimo esforço é despendido quando suas ações são motivadas pelo amor, porque a natureza se mantém unida pela energia do amor. Quando você busca exercer o poder e o controle sobre as pessoas, está desperdiçando energia.
A lei do Mínimo Esforço possui três componentes básicos:
1. Aceitação: Aceitar significa simplesmente assumir o compromisso de aceitar pessoas, situações e circunstâncias, da maneira como se apresentam. Quando você luta contra esses momentos, está lutando contra todo o universo.
2. Responsabilidade: é não ficar culpando alguém, ou alguma coisa, pela situação, muito menos a si mesmo. Todos os relacionamentos que você atrai na vida, em determinados momentos, são exatamente os que você precisa naqueles momentos.
3. Indefesibilidade: quando você passa o tempo defendendo suas posições, culpando os outros, e não aceitando render-se ao momento determinado, sua vida se transforma num embate de resistências. E toda vez que você encontrar resistência, se tentar forçar a situação, ela só aumentará.
Aplicação da Lei do Mínimo Esforço, segundo Deepak Chopra:
Você pode colocar a lei do mínimo esforço em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:
1) Praticar a aceitação, dizendo: “Hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, fatos, como eles se manifestarem”. Saber que o momento é como deve ser, porque todo o universo é assim. Não se voltar contra todo o universo, lutando contra o momento presente. Dizer a si mesmo: “Minha aceitação será total e completa; verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem”.
2) Aceitando as coisas como são, assumir a responsabilidade pela sua situação e por todos os fatos que considerar problemáticos. Ter bem claro que assumir a responsabilidade é não culpar alguém, ou alguma coisa, pela sua situação. Saber, também, que todo problema traz em si uma oportunidade e que a consciência das oportunidades vai permitir olhar para o momento problemático e transformá-lo em imenso benefício.
3) Assentar a sua percepção, hoje, na indefensibilidade. Desistir da necessidade de defender os seus pontos de vista e de convencer e persuadir os outros a aceitá-los. Permanecer aberto a todos os pontos de vista e não se prender a nenhum deles.
Quer saber mais sobre Expansão da Consciência?