A palavra hipnose evoca imagens de pêndulos balançando e plateias cacarejando como galinhas, mas a hipnose é muito mais do que um divertido truque de mágica.
É uma técnica clinicamente reconhecida que usa poderes mentais inatos para promover todos os tipos de melhorias físicas e mentais.
Vários profissionais de saúde são treinados em hipnoterapia.
Com a auto-hipnose, você não precisa depender de outra pessoa para guiá-lo até esse poderoso estado mental.
Vamos examinar como a hipnose e a auto-hipnose funcionam, como você pode usá-las para melhorar sua mente e saúde mental e como você pode se colocar em um estado hipnótico de consciência à vontade.
Mas, como funciona a hipnose?
A hipnose é um estado semelhante ao transe caracterizado por relaxamento extremo, maior sugestionabilidade e imaginação intensificada.
A hipnose pode funcionar alterando os padrões elétricos da função cerebral, conhecidos como ondas cerebrais. Durante a hipnose, você está no estado de ondas cerebrais theta, o mesmo estado experimentado durante o devaneio, meditação profunda e sono leve.
Outra teoria é que, durante a hipnose, a mente consciente fica em segundo plano em relação à mente subconsciente, permitindo que você ou seu terapeuta trabalhem diretamente com o subconsciente.
E, por último, observou-se que sob hipnose, a atividade no lado esquerdo do cérebro diminui, enquanto a atividade no lado direito aumenta.
Portanto, embora a teoria da dominância do cérebro esquerdo e direito tenha sido desmentida, a hipnose pode alterar a maneira como os dois hemisférios do cérebro se comunicam.