É muito comum, até mesmo em propagandas ouvirmos a seguinte frase: Se beber, não dirija. Seria muito mais eficaz dizer: Se beber chame um táxi, ou, se beber pegue uma carona.
Experimente dizer para uma criança que acaba de pegar uma bolinha de gude nas mãos, o seguinte: Não coloque a bolinha na boca. Adivinha o que ela vai fazer???? Então, quem deu a ideia foi você mesmo.
Existem situações que as pessoas farão exatamente o que nós pedimos para não fazer. Todos nós conhecemos algumas pessoas que querendo nos ajudar, nos dizem e aos outros o que não fazer. O que fazem de maneira inconsciente é chamar nossa atenção justamente para aquilo que elas não querem que façamos.
A maioria das pessoas também usa a linguagem negativa consigo mesmo, sem perceber o grande mal que está causando a si próprio, criando um hábito de palavras, imagens e sensações. Algumas pessoas dizem, não quero pensar mais nisso, e continuam pensando. Existe a tendência de pensarmos no que não queremos fazer e logo em seguida estamos fazendo aquilo.
Em vez de dizermos o que não queremos, podemos dizer somente o que queremos.
Tente isto! Faça um teste, exercite transformar todas as palavras e frases negativas em positivas. O que você tem dito aos outros ou para você mesmo que poderia ser melhorado???
Crie o hábito de usar linguagem com palavras e frases positivas, se referindo sempre ao que você quer.
EXERCÍCIO DO DIA: Tudo o que for falar, seja com quem for, lembre-se de dizer exatamente o que quer e evite dizer o que não quer. Lembre-se que para a pessoa entender o que diz, ela precisa antes imaginar criando uma imagem mental daquilo que você está mencionando.
Quer saber um pouco mais sobre a PNL?
Foto: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/festa’>Festa foto criado por cookie_studio – br.freepik.com