A programação neurolinguística é um modelo de programação especialmente projetado, usado para aprimorar as operações da mente humana. É um programa feito para aumentar o funcionamento geral (tanto psicológico como físico) de um indivíduo. É usado para obter melhores resultados, para aumentar o desempenho do indivíduo, para atingir a meta ou para superar alguns distúrbios psicológicos como ansiedade, fobia, depressão etc. É um conjunto de modelos em constante desenvolvimento, que envolve várias técnicas e pressupostos derivados das observações do comportamento e da comunicação do indivíduo. Os pressupostos são basicamente os pressupostos ou princípios centrais feitos pelas pessoas, o que é útil na implementação das mudanças, seja para eles próprios ou para outros. Essas são várias pressuposições da PNL. Uma pessoa que se submete à PNL tem que acreditar que essas suposições são verdadeiras:
1. “Todos nós somos responsáveis por nossas próprias mentes e, portanto, por nossos resultados.”
Um indivíduo é responsável por suas próprias ações. Assuma a responsabilidade e não culpe os outros por nenhuma situação em que você se encontre.
2. “Você já tem todos os recursos de que precisa.”
Não espere pelas oportunidades ou milagres. Trabalhe com sinceridade, o sucesso certamente o seguirá.
3. “Mente e corpo formam um sistema interligado.”
Mente e corpo trabalham juntos. Pense positivo, pois o pensamento negativo pode afetar o desempenho e as funções corporais também.
4. “Há uma intenção positiva por trás do comportamento de cada indivíduo.”
Analise cada comportamento. Procure as intenções positivas em qualquer comportamento. Isso amplia as opções. Todo mundo é útil de alguma forma, apenas se você se identificar dessa forma.
5. “Falha não existe. Existe apenas feedback.”
Se a princípio você não tiver sucesso em sua tentativa, não será um fracasso. Você apenas tem que ser persistente e continuar tentando. Aprenda com seus erros e não os repita; só então você terá sucesso.
6. “A escolha é melhor do que nenhuma escolha.”
Qualquer opção é melhor do que não ter nenhuma opção.
7. “Se tudo o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa.”
Você deve sempre ser flexível. Ser flexível cria muitas opções para um indivíduo.
8. “Se alguém pode fazer isso, qualquer pessoa pode aprender.”
Se algo for possível, deve haver uma maneira de fazer isso.
9. “Sempre respeite o modelo de mundo da outra pessoa.”
Cada indivíduo tem seu próprio conjunto de suposições e crenças. Cada um cria seu próprio mundo único ao seu redor. Respeite o mundo de experiências das outras pessoas.
10. “Você não pode deixar de se comunicar.”
As pessoas estão sempre se comunicando verbalmente ou não verbalmente, usando a linguagem corporal. A linguagem corporal desempenha um papel importante na vida social e pessoal de uma pessoa.