Não Há Erros Nem Fracassos, apenas FEEDBACK

de sandra.peret

Segundo a PNL, não há erros nem fracassos, apenas feedback.

E se riscássemos do nosso vocabulário as palavras erro e fracasso? Como seria? Então, vamos tentar: lembre-se de algo em sua vida em que considera que errou ou mesmo que fracassou. Agora elimine a palavra fracasso ou erro desse episódio e pense nele como uma oportunidade para aprender e uma experiência se tornar mais maduro ou mais sábio.

O que aconteceu? Como se sente agora?

Falha, fracasso e erro são palavras com conotações negativas e levam a um estado interno de desmotivação, vergonha, impotência e tristeza, além de uma atitude de autocrítica.

Aprendizagem e feedback, ao contrário, são palavras com conotações positivas e levam a uma sensação de oportunidade, confiança e crescimento, com uma atitude de autoaceitação.

As palavras e significados que provocam estados internos mais positivos são responsáveis pela motivação para perseverar ou desistir, influenciando inclusive o autoconceito e consequente autoestima.

Por essa razão, a expressão “Não há erros nem fracassos, apenas feedback” é um dos pressupostos da PNL – Programação Neurolinguística.

Quer saber mais sobre PNL?

Clique aqui

Please follow and like us:

Você também vai curtir

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Pinterest
LinkedIn
Instagram