A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento que afirma que existe uma conexão entre a parte neurológica e todos os tipos de linguagem com os padrões comportamentais.
Pressupostos são princípios que orientam o practitioner para uma forma respeitosa, ética e eficiente de usar a PNL consigo e com outras pessoas.
Um dos pressupostos da PNL é que “As pessoas já possuem os recursos internos que necessitam”.
Nossos registros guardam todas as nossas experiências vividas. Dali brotam os recursos, os potenciais, para criarmos o que queremos, ainda que estes recursos às vezes precisem ser aprimorados.
A disponibilidade dos recursos depende basicamente do estado emocional no momento, e este estado depende de crenças, mapas e estratégias. Significa que uma pessoa num estado de autoconfiança e serenidade tem acesso a mais recursos do que teria num estado limitante.
Aqui fazemos uma clara distinção entre recurso e habilidade. Eu posso ter os recursos para tocar piano, mas me falta a habilidade que me torna capaz. Com os recursos a pessoa pode desenvolver a habilidade.
Quer saber mais sobre PNL?