Técnica da ancoragem ⚓: A ancoragem serve para criar associações positivas a partir de gatilhos
? Na PNL, uma âncora é um determinado estímulo preciso fornecido no pico do estado emocional para ligar poderosamente a um significado subjacente dentro da nossa neurologia. Pense em uma âncora como um botão que pode ser ligado por você mesmo ou por alguém a qualquer momento em que for desejada uma determinada resposta.
? A ancoragem é utilizada para criar ou modificar respostas associadas a um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
? Qual é o estado emocional que desejamos ter?
⚓ Para realizar a ancoragem, é preciso identificar o estado emocional que desejamos ter. O desejo mais comum é voltar para o estado de bem-estar, paz, alegria e euforia. Queremos mudar do negativo para o positivo.
O importante é se concentrar no que realmente queremos e não no que não queremos. Se pensarmos “não quero ver um elefante rosa”, certamente nosso cérebro cria a imagem de um elefante rosa.
Por exemplo, seria um erro dizer “não quero ficar triste”, porque o cérebro não identifica a negação e aceita a palavra triste. Mude a negação para “quero ficar alegre”.
Quer saber mais sobre PNL?