Segundo a PNL, não há erros nem fracassos, apenas feedback.
E se riscássemos do nosso vocabulário as palavras erro e fracasso? Como seria? Então, vamos tentar: lembre-se de algo em sua vida em que considera que errou ou mesmo que fracassou. Agora elimine a palavra fracasso ou erro desse episódio e pense nele como uma oportunidade para aprender e uma experiência se tornar mais maduro ou mais sábio.
O que aconteceu? Como se sente agora?
Falha, fracasso e erro são palavras com conotações negativas e levam a um estado interno de desmotivação, vergonha, impotência e tristeza, além de uma atitude de autocrítica.
Aprendizagem e feedback, ao contrário, são palavras com conotações positivas e levam a uma sensação de oportunidade, confiança e crescimento, com uma atitude de autoaceitação.
As palavras e significados que provocam estados internos mais positivos são responsáveis pela motivação para perseverar ou desistir, influenciando inclusive o autoconceito e consequente autoestima.
Por essa razão, a expressão “Não há erros nem fracassos, apenas feedback” é um dos pressupostos da PNL – Programação Neurolinguística.
Quer saber mais sobre PNL?