Sistemas representacionais são nossos sentidos internos.
Nossos sentidos externos (visão, audição, tato, olfato e paladar) combinam com nossos sentidos internos. Como é possível que cinco pessoas possam ir à mesma festa e relembrá-la de cinco maneiras diferentes?
Você já percebeu que algumas pessoas não veem as coisas como você? Você já sentiu que alguém simplesmente não se conectou com você?
Embora não possamos saber o que as pessoas estão pensando, podemos saber se elas estão prestando atenção ao que estão vendo, sentindo, cheirando ou sentindo. Existem três formas de fazer isso.
A primeira é perceber os padrões dos olhos.
A segunda é ouvir as palavras que eles usam:
-
Palavras visuais são como veja, olhe.
-
Palavras auditivas são como ouvir, ouvir.
-
Palavras cinestésicas são como sentir, tocar.
-
Palavras gustativas são como comer, provar.
Palavras olfativas são como aroma, cheiro.
E, a terceira é prestar atenção à linguagem corporal e à fisiologia, como padrões de respiração e tensão muscular.
Alguém que tem uma forte preferência por um determinado sistema pode ficar preso. Quanto mais maneiras podemos pensar sobre um problema ou situação, mais recursos disponíveis temos.
Às vezes, surgem problemas porque não usamos os recursos de outros sistemas representacionais. Por exemplo, os sentimentos podem oprimir uma pessoa de tal forma que ela não pode dar um passo para trás e olhar para a situação objetivamente. Alternativamente, alguém pode estar apenas vendo a superfície das coisas e tentando tomar uma decisão sem usar seus sentimentos.
Mas então, por que as pessoas usam as palavras que usam?
A situação geralmente determina qual sistema de representação usamos. A maioria das pessoas usa palavras de todos os sistemas. Não existe pessoa visual ou cinestésica. Temos a tendência de desenvolver preferências e isso se mostra de várias maneiras.
Existem cinco maneiras básicas de processar informações sensoriais.
-
Processamento de Sistema Visual
-
Processamento do sistema auditivo para obter mais informações
-
Processamento do sistema cinestésico – sentimento como mais informações
-
Processamento do sistema olfativo
-
Processamento do sistema gustativo
Além disso, o Processamento Digital Auditivo é o processamento de informações sensoriais. Geralmente é incluído como um sistema representacional.